Meu filho (a) tem autismo?

Procurar a avaliação é um dos passos mais importantes na jornada dos pais de uma de uma criança com atrasos no desenvolvimento. É por meio de um processo minucioso de avaliação que é possível descartar ou confirmar o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Por que é importante avaliar precocemente?

Porque, as crianças com TEA, apresentam atrasos significativos no desenvolvimento da linguagem, do comportamento, da socialização, dos aspectos motores, entre outros. Então a partir do diagnóstico, inicia-se um importante processo que envolve a estimulação multidisciplinar para recuperar os atrasos destas habilidades e neste momento, há uma “corrida contra o tempo”, a fim de estimular mais conexões cerebrais ( plasticidade neuronal)antes das próximas podas neurais. As podas neurais são “desligamentos”de neurônios ,que não são devidamente estimulados, e o cérebro entende que por não estarem em uso, podem ser “desativados”. É neste momento que pode haver piora dos comportamentos e das habilidades já adquiridas, fazendo com que a estimulação precise ser mais intensiva e robusta.
Como é a avaliação na Priority?

Realizamos uma avalição global, onde a criança é analisada por fonoaudióloga, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Musicoterapeuta e quando necessário por pedagogo ou psicopedagogo. O nosso processo de avaliação compreende aproximadamente 12 protocolos de avaliação, mundialmente reconhecidos para fins de diagnóstico diferencial de autismo e esta avaliação pode levar de 7 á 12 sessões a depender da necessidade de cada criança.